A sociedade brasileira passou por momentos tensos, onde permanecer recluso dentro das residências tornou-se, nos últimos anos, um ato comum entre a população. Estamos nos referindo a pandemia de Covid-19, que deixou suas marcas tatuadas no comportamento das pessoas e criou novas tendências.
A partir de então, os espaços internos passaram a ser mais valorizados e as reformas se multiplicaram com o intuito de tornarem estes ambientes mais agradáveis e versáteis. Esta tendência intensificou a busca pelo trabalho de um novo profissional: o design de interiores, que se especializou, principalmente na arte de customizar espaços internos.
Obras e reformas se expandiram e o design de interiores passou a ser valorizado e demandado para propor novos usos aos espaços residenciais e transforma-los em locais únicos, de acordo com as necessidades e desejos dos membros da família.
Reformar pode parecer um ato simples, mas na verdade, não é. O planejamento e a execução da obra demandam uma gestão séria e competente. Dentre as decisões a se tomar está em se utilizar equipamentos para construção civil ou fazer o uso mais intenso de mão de obra? Esta é uma decisão simples e fácil, pois o uso de equipamentos traz inúmeras vantagens como a redução do tempo da obra e a redução de custos.
Outra decisão bastante simples na administração de obras é: comprar ou alugar equipamentos para utilizar nas obras da reforma? A relação custo/benefício em se locar equipamentos para a construção civil, ao invés de adquirir, é extremamente vantajosa para obras de reformas e facilita muito a gestão.
Atualmente, existem empresas especializadas na locação de máquinas e equipamentos para a construção civil. Em Pernambuco, a LOCAPE é uma grande referência, atuando neste mercado há cerca de 30 anos.